Um empresário sempre se defronta com dúvidas, como lidar com as incertezas, vê uma realidade repleta de ambigüidades.
Aplicar fórmulas, teorias ou soluções do passado, ou ainda buscar novos conhecimentos ou comptências são os recursos geralmente empregados para superar essas dificuldades. A descoberta terrível é que muitas e muitas vezes não funciona.
A questão que se impõe é: por quê? Como então desenvolver tolerância ao risco, enfrentar ambigüidades e incertezas e conseguir construir o futuro, o sonho do sucesso?
A primeira constatação é que não há como evitar. Incertezas e ambigüidades são condições inerentes à realidade de quem se propõe a investir num negócio.
A segunda conclusão é que não bastam teorias, fórmulas copiadas, estar atualizado quanto às inovações, aos acontecimentos para assegurar os resultados e lidar com o risco e as incertezas. Esses recursos ajudam muito mas não bastam.
A vivência, a experiência são fatores apontados como diferenciais para enfrentar essas dificuldades. Como identificar, avaliar essa condição?
O histórico pessoal é a pista principal. Como a pessoa vivenciou suas decisões, momentos de dificuldades e de mudanças. Como momentos difíceis puderam trazer novas perspectivas que foram sentidas como vitórias, conquistas pessoais.
Essas vivências foram responsáveis pela construção da autoconfiança, da auto-estima fonte dos recursos pessoais para enfrentar dificuldades sem esmorecer.
É com base nesse patrimônio pessoal de vivências que se fundamentam a habilidade de adaptação, a motivação e a superação das dificuldades, características necessárias ao empresário.
Essas características facilitarão tomar decisões, se relacionar, compartilhar, participar e delegar, ações que ajudarão muito a enfrentar riscos, incertezas e ambigüidades