João Marcos

Quem sou eu?

Olá! Sou João Marcos Varella. Meu interesse por família empresária teve origem quando acompanhava meu pai nas reuniões com fornecedores, visitas a clientes e relacionamento com vendedores e colaboradores. Para mim, como neto e filho mais velho, eu seria o sucessor na direção de nossa empresa. Seguindo minha sina, fui fazer faculdade de engenharia e trabalhar numa construtora.

Porém, os caminhos e desejos mudam. Conversei com meu pai e, mesmo contrariando suas expectativas, ele apoiou minha vontade de seguir carreira solo. Estudei Psicologia e iniciei minha prática clínica. Dei aulas na USP, na PUCSP e depois trabalhei com desenvolvimento de pessoas em empresas. Em paralelo fui sócio de uma consultoria, de uma distribuidora e de uma factoring.

Então, em 1988, uma consultoria multinacional veio para o Brasil e fui o primeiro consultor contratado com a missão de orientar empreendedores. Durante 22 anos, aconselhei mais de 2.000 donos de empresas. Descobri que o comportamento do empresário é o maior risco do negócio, como relato no meu livro O Desafio de Empreender. Passei a focar o “perfil” do empreendedor.

Casos de sócios da mesma família e depois a sucessão familiar passaram a ser minhas atividades principais. Trabalho hoje com Governança Familiar e ajudo a conciliar as diferenças de interesses e necessidades da família, a melhorar a comunicação entre os seus membros, a desenvolver sucessores e planejar o futuro.

Vamos conversar?

seers cmp badge