João Marcos

Estilos: Interpretando os desvios na curva de Gauss

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

A frequência de cada comportamento resiliente identificado na amostra da pesquisa é distribuída segundo a curva de Gauss.

Isto significa que podemos interpretar os comportamentos individualizados conforme a localização na curva, isto é, o afastamento da média.

A consequência da caracterização estatística desses oito comportamentos básicos foi a possibilidade de construção de uma escala que expressa o afastamento da média.

Significa que os comportamentos se afastam da média segundo um desvio gradativo. Esse desvio ocorre para os dois lados da curva de Gauss.

Esses desvios apontam perda de flexibilidade e aumento de rigidez. A ocorrência em direção aos dois lados da curva pode ser interpretada de formas distintas.

 Na teoria esses afastamentos foram denominados de estilos. Os Estilos Comportamentais são os pressupostos da expressão dos comportamentos resilientes:

•             ESTILO EXCELÊNCIA: Definido pelas frequências localizadas na média da curva. A teoria da Resiliência já havia estabelecido que um comportamento excelente de resiliência era caracterizado pela flexibilidade e a melhor adaptação às circunstâncias.

•             ESTILO INTOLERÂNCIA: Frequências com desvio para um lado da curva significando o ganho de rigidez caracterizada pela intolerância e em casos de desvio acentuado apresentando estresse e manifestando raiva.

•             ESTILO PASSIVIDADE: Frequências para o outro lado da curva significando a perda de flexibilidade caracterizada pela passividade, se submeter e acatar e a manifestação de tristeza.

EQUILÍBRIO

A mensuração que o Questionário Resiliência propõe, no ponto zero da escala uma situação de equilíbrio nas crenças vinculadas a manifestações corporais e emocionais arroladas à resiliência. Neste ponto inicial, ocorre um nítido senso de coerência dos aspectos que garantem uma consistente resiliência.

Estilo comportamental de equilíbrio manifesta coerência nas crenças (MCDs) e a expressão de um comportamento seguro, adequado. Uma condição de excelência comportamental diante do estresse. Como consequência desse equilíbrio a flexibilidade se expressa e obtém a melhor adaptação à situação.

O ser humano no estado de equilíbrio tem alta produtividade.

Receba uma consultoria na area de Governança Familiar

Teremos uma reunião agendada online onde iremos tratar juntos sobre a sua família empresária!

seers cmp badge