Porque tantas empresas não duram além da segunda ou terceira geração é uma questão desafiadora. Quantos empresários tendo respostas para ela tomariam decisões imediatamente para preservar seu patrimônio?
Família e empresa são partes de um sistema integrado. Mudanças de um lado afetam o outro. Ao longo do tempo compartilham o crescimento da companhia e os ciclos familiares (de crianças aos filhos adultos).
A atenção do empresário está quase sempre focada no planejamento e na organização da empresa para o seu bom funcionamento. Contudo, o planejamento e a organização da família quase nunca atendem a sua evolução e podem surgir problemas que afetam o bem-estar e o relacionamento entre os seus membros, com possibilidade de reflexos graves no negócio.
Para muitas famílias, falta o apoio para se organizarem como uma equipe, falta se comunicarem bem e falta compartilharem uma visão de futuro para preservar o patrimônio da família. É bastante desafiador conciliar as diferenças que surgem sob a forma de expectativas, interesses e necessidades.
Por meio de histórias de personagens fictícios, baseadas em situações reais vividas pelo autor como conselheiro e mentor de famílias empresárias, o livro propõe reflexões e discussões fundamentais sobre Governança Familiar, trazendo pistas e estimulando ações para harmonizar e alinhar distintas visões, objetivos e planos de vida.
Afinal, cuidar das relações e do planejamento familiar é tão importante quanto dedicar atenção à empresa!
2 respostas
Eu li o livro e achei muito interessante!!
Livro Espetacular!!!