João Marcos

O risco no dia a dia

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

Nosso sentimento de segurança está na eficácia e utilidade de nossas crenças e opiniões.  Elas nos permitem viver e agir e temos o sentimento de que estamos seguros, que não estamos sujeitos ao risco.

Esse sentimento de segurança nos tranquiliza e não temos motivo para duvidar de nossas crenças e opiniões porque elas têm permitido tomarmos nossas decisões com eficácia. Acreditamos que sabemos o que precisamos saber.

Porém enfrentamos muitas situações novas e nos defrontamos com o risco de nossas limitações. Sob condições de incerteza a nossa confiança nas nossas crenças e opiniões se revela inconsistente.

Percebemos que há falhas no que acreditamos por muito tempo e estamos diante de nossas dúvidas e riscos. Vivemos uma realidade de incertezas.

Diante de situações inesperadas, não planejadas, não sabemos a que recorrer, o que dizer, que decisão tomar. Novas realidades trazidas por mudanças na economia, na tecnologia, no comportamento do mercado ou de pessoas geram insegurança e incertezas.

Na incerteza não sabemos o que pensar, o que dizer ou o que fazer em certas situações ou diante de certas coisas, pessoas, fatos, etc. Temos dúvidas, ficamos cheios de perplexidade e somos tomados pela insegurança.

Esse desafio nos estimula a buscar novas ideias mais adequadas às novas situações. Queremos conhecer alternativas, reconstruir a nossa segurança, superar nossas limitações e incertezas

Quando isso acontece, estamos dispostos a rever nossas crenças, de ressignificá-las, flexibilizá-las e construir um novo modelo mental.

Receba uma consultoria na area de Governança Familiar

Teremos uma reunião agendada online onde iremos tratar juntos sobre a sua família empresária!

seers cmp badge