João Marcos

Reflexões sobre análise de contexto

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

O objetivo do exercício de reflexões sobre o MCD ANÁLISE DE CONTEXTO é aprofundar mais o conhecimento sobre as consequências dos possíveis desvios de intolerância e de passividade.

1.           PENSAMENTO CRÍTICO:

Uma boa análise de contexto pode ser feita por um pensamento crítico. Consiste em considerar adequadamente as evidências da realidade, as relações de causa e efeito para planejar e tomar decisões corretas, ser inovador nas propostas e ousado na ação.

O desvio pode ser reforçado pelo viés de confirmação, tendência de selecionar na experiência pessoal as evidências que confirmam sua visão de mundo

Quando o desvio tende para a fraca resiliência a confirmação radical de suas crenças pode provocar riscos de forte desadaptação à realidade.

2.           CAUSA E EFEITO

A busca de relações de causa e efeito é muito primitiva e sua eficácia pode ser fator importante pode ser características da seleção natural de Darwin. Animais que sobreviveram e participaram da evolução reconheciam o risco e desenvolveram um comportamento adaptativo.

Herdamos essa capacidade instalada no nosso cérebro, no mesencéfalo e sistema límbico, função que se desenvolveu no homo sapiens responsável pelo nosso comportamento de ataque e fuga mediado pelo lóbulo pré-frontal.

Uma fraca resiliência pode favorecer a distorção na nossa capacidade de estabelecer relações corretas de causa e efeito. Podemos, por exemplo, desenvolver o pensamento mágico. Ocorre quando uma pessoa estabelece falsas relações de causa e efeito e estabelece uma verdade pessoal como parâmetro para suas ações e eventualmente pode trazer riscos.

Também é comum a referência a essas pessoas como erráticas pela frequência com que apontam causas sem conexão com os efeitos. A patologia do pensamento mágico se manifesta soba a forma de delírios e superstições.

3.           PLANEJAMENTO

A fraca resiliência dificulta avaliar a situação com sinais pouco claros ou contraditórios para planejar o futuro e agir de acordo com a realidade. Também para avaliar a adequação do próprio comportamento para decidir continuar por um caminho ou revisá-lo.

A adequada resiliência é imprescindível para avaliar correr riscos. Aproximar-se do perigo ou ignorar as ameaças para conseguir um objetivo pode star além dos recursos pessoais.

A ansiedade se intensifica quando se enfrenta a incerteza e faltam ter precisões corretas. A situação pode escapar ao controle.

4.           EQUILÍBRIO DIANTE DA INCERTEZA

A excelência na análise de contexto diante das incertezas facilita a clareza da percepção da realidade e suas limitações. Essa é a condição para definir ações ousadas e criativas para superar adversidades.

Seligman e Kahneman apontam que Ilusões são tranquilizadoras. Reduzem a ansiedade que experimentaríamos ao admitir inteiramente as incertezas da existência.

Receba uma consultoria na area de Governança Familiar

Teremos uma reunião agendada online onde iremos tratar juntos sobre a sua família empresária!

seers cmp badge