João Marcos

Reflexões sobre empatia

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

1.           LIDERANÇA

Empatia é um comportamento essencial para o adequado exercício da liderança

Se o ideal para a liderança e a capacidade de equilibrar comportamentos adequados firmes quando a situação exige e mais suave quando da mesma forma as circunstâncias impõem desenvolver essa habilidade é o desafio maior dos especialistas na formação de líderes.

2.           NEGOCIAÇÃO

A carência de flexibilidade proporcionada pela fraca resiliência na empatia traz, como consequência comportamentos inadequados.

Pode agir com firmeza quando a circunstância exige suavidade e pelo contrário, agir com suavidade quando a situação precisa de limites claros. Porque possuem só um modelo de posicionamento na negociação.

A ausência de adequação e flexibilidade dos subordinados tem sido a queixa de presidentes de empresas que precisam corrigir desvios de comportamento de lideranças inadequadas.

3.           POLÍTICA

Segundo Hanna Arendt “perceber o outro como humano é ser capaz de estabelecer empatia com ele, ser capaz de me colocar em seu lugar porque consigo perceber que o humano que há nele é da mesma ordem de humano que há em cada um. A empatia é necessária para as lutas antirracistas, feministas, homossexuais, dos indígenas, dos refugiados, dos que são down, pela liberdade partidária, religiosa, dos ateus etc, que exigem a sua igualdade perante a lei e a justiça”. É necessário ampliar a visão de mundo.

4.           RELAÇÕES INTERNACIONAIS      

Como diz Bauman na modernidade líquida ninguém pensa em morrer pela pátria. A ressignificação da ética do mais forte ter direito sobre o mais fraco se tornou um novo paradigma que tem influenciado as decisões da ONU.

5.           CONFLITO EM FAMÍLIA

Há uma expectativa de que um casal, a relação pais e filhos ou entre irmãos tenham um relacionamento harmônico.

Pertencem a uma mesma cultura e viveram a mesma história e deveriam estar alinhados em suas necessidades, expectativas e interesses.

Quando as diferenças são explicitadas surgem os conflitos e o inconformismo com a existência das diferenças.

Se não houver evolução na leitura da individualização dos pensamentos e sentimentos, uns com relação aos outros e se não houver tempo para recuperar o alinhamento necessário. Só resta o conflito.

6.           MARKETING

Como planejar projetos de marketing se a minha capacidade de perceber o pensamento, os sentimentos, os interesses, as necessidades e as expectativas do meu cliente é limitada ou distorcida? Existe marketing sem empatia?

7.           COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

A CNV tem a empatia com seu eixo principal e é praticada pela escuta ativa focada com atenção e presença e demonstração de que a realidade do outro foi compreendida. O outro se sentir compreendido é essencial para que haja comunicação.

8.           BURNOUT

Quando no atendimento ou na liderança de pessoas não se consegue criar empatia com as pessoas e entender os seus problemas e dificuldades as relações tornam-se impessoais, destituídas de calor humano e pode caracterizar um burnout ou assédio moral.

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