João Marcos

Reflexões sobre o sentido da vida

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

1.          GIOVANNI PICO DELA MIRANDOLA (1463 – 1494)

A única disposição original do ser humano é a liberdade.

Liberdade de inventar sua história – moldar seu próprio destino

Conferirá sentido à sua vida segundo o uso que faça dessa liberdade

2.           LUC FERRY

No livro A Sabedoria dos Mitos Gregos Aprender a Viver II – Luc Ferry defende que são os desafios que dão sentido à vida. Também defende que o sentido da vida está em viver com dignidade uma vida digna, destaque do seu livro A Mais Bela História da Filosofia.

3.           EFEITO MANADA E A CONFIRMAÇÃO PELA CONVIÊNCIA GRUPAL

O sentido da vida muitas vezes é validado pela convivência com membros de um grupo que compartilham a mesma avaliação.  Esse compartilhamento não elimina o viés. Uma interpretação considera que é necessário que as avaliações sejam independentes para que a média se aproxime do real. Concordam?

4.           TRANSCENDÊNCIA

Essa palavra pode se referir a experiências místicas mas tem o significado laico de ultrapassar os próprios limites para contribuir para o bem comum. Para interpretação como sentido da vida a excelência pode significar o sair de si para ser solidário e compartilhar os desafios dos circunstantes. Diferente de estar focado numa posição idealizada sem efetiva ação para o bem comum. Concordam?

5.           MASLOW

O último nível da pirâmide de necessidades humanas de Maslow é onde se encontram as necessidades humanas de auto realização, de cumprir um potencial pessoal. Essas necessidades fornecem energia e direção para que a pessoa se torne aquilo que ela imagina poder ser. O empoderamento sem fundamento em reais recursos pessoais e do ambiente pode ser um risco. Concordam?

6.          FILOSOFIA DA ESPERANÇA DE ERNEST BLOCH

“A palavra esperança vem do latim spes, que significa confiança em algo positivo. É um conceito, uma crença emocional, que se manifesta em maneiras de ser, estar e agir no mundo. Dito de outra maneira, ela se traduz em modos de vida.

Viver é também esperar, mas esperar com disposição para realizar todos os esforços possíveis a fim de que o esperado se concretize. A esperança ativa não é simples espera. É uma “paciência inquieta”, um silêncio eloquente, pensamento e ação consciente.

Já o avesso da esperança é o desespero. No entanto, mesmo situações desesperadoras podem conduzir a um novo esperar.”  (Luís Fernando Lopes)

Receba uma consultoria na area de Governança Familiar

Teremos uma reunião agendada online onde iremos tratar juntos sobre a sua família empresária!

seers cmp badge