João Marcos

Pai se afasta da empresa com festa e deixa filhos em conflito

João Marcos Varella
João Marcos Varella

Psicólogo

Estava lembrando como estava muito feliz na festa, cercado pelos meus netos, comemorando meu afastamento dos negócios, após 35 anos, dirigindo a empresa.

Sou Fernando, estou com 75 anos e deixei a empresa nas mãos dos meus filhos. Participo ainda das reuniões do Conselho de Administração como consultor convidado, depois de muitos anos, presidindo-o.

Foi um longo processo de inserção gradativa dos filhos na direção dos negócios. Lembro-me de como os chamava para acompanhar e entender minhas decisões estratégicas.

Lembro-me de que, na festa, toda a família estava reunida: minha segunda esposa Roseli com meu enteado Marcelo; meu filho mais velho, Gustavo, minha nora e seus três filhos, todos já adultos e formados; minha filha Gisela, seu marido Guilherme e suas duas filhas. Também meu filho George, minha nora Marília com meu netinho mais novo.

Todos estavam alegres. Tenho certeza de que o momento foi acertado para passar o comando da empresa. Tomei a decisão de me afastar para cuidar melhor da saúde e ter melhor qualidade de vida.

Sinto que cumpri minha missão, especialmente quando vejo a família reunida, os novos núcleos familiares formados e a alegria de meus netos.

NA MINHA AUSÊNCIA OS CONFLITOS CRESCERAM

Passados alguns meses, porém, fiquei preocupado. As diferenças entre meus filhos sempre estiveram presentes e eu, administrando os interesses com minha liderança.

Percebi também que essas diferenças ficaram amplificadas quando, subjacentemente, revelavam as opiniões das noras e do genro. Meu receio era que essa situação se intensificasse e prejudicasse a evolução dos negócios da empresa.

Quando imagino que um dia poderei não estar mais presente e que meus filhos possam dividir o patrimônio entre eles, a situação poderá ficar muito mais difícil.

Muitas alternativas já passaram pela minha mente, como por exemplo, tirar todos da operação e profissionalizar a empresa, ou então vendê-la e dividir o patrimônio para que cada um siga o seu caminho.

São decisões que não quis tomar sozinho e chocar as expectativas dos filhos. Acredito que meu estresse nos últimos tempos se deu devido a essas preocupações e por não encontrar um caminho.

Quando vi todos juntos aquele dia na festa, não tive dúvidas de que, por trás da alegria, havia um risco a ser cuidado.

É HORA DE BUSCAR AJUDA

No dia seguinte, após a festa, procurei meu amigo Frederico. Não falava com ele há mais de um ano. Sabia que ele também tivera problemas com a família e as últimas notícias eram de que todos estavam bem.

Contei a Frederico minhas preocupações e ouvi dele a história de como lidou com isso. Ele também não sabia como garantir a harmonia familiar e a preservação do patrimônio.

Foi quando tomou conhecimento de uma metodologia chamada Governança Familiar.

Nesse mesmo dia, conversei com meus filhos que reconheceram a necessidade dessa ajuda, e comprometeram-se com o projeto.

Com o apoio de um especialista, houve, inicialmente, a necessidade de todos os filhos entenderem as minhas preocupações. Além disso, a necessidade, também, de superar as objeções e obter o compromisso de empenharem-se numa aliança estratégica que beneficiasse todos.

Na sequência, foram fortalecidos os vínculos e a melhoria da comunicação.

A superação de diferenças foi um momento difícil, porque, como eu havia percebido, existiam diferenças entre eles, que não eram administradas, explicitadas e nem superadas. Permanecia uma agenda oculta e a insatisfação de todos.

Depois disso, foi possível estabelecer uma série de acordos familiares, ou seja, constituir um conselho de família e fazer um planejamento compartilhado do futuro.

A partir daí, ficou fácil a tomada de decisões e a implantação dos projetos aprovados. Fernando ficou muito feliz com essa possibilidade e agradeceu muito ao Frederico.

Receba uma consultoria na area de Governança Familiar

Teremos uma reunião agendada online onde iremos tratar juntos sobre a sua família empresária!

seers cmp badge